Como as stablecoins podem ajudar traders e empresas em situações difíceis?

A realidade é que todas as regiões e países têm suas próprias regras e entendimento sobre criptomoedas. Além disso, todos os bancos percebem as tecnologias habilitadas para blockchain sob uma luz diferente. 

Se isso não for suficiente, as políticas normatizadoras em constante mudança (ou a falta delas) em todo o mundo não tornam mais fácil lidar com os desafios do setor.

Dependendo dessas e de muitas outras circunstâncias, às vezes as pessoas entram em disputas com seus bancos sobre se os ativos digitais são legítimos o suficiente para serem enredados nas operações bancárias tradicionais. 

Infelizmente, em casos mais raros, essas situações podem levar a consequências desagradáveis , como uma conta bancária desnecessariamente congelada.

Obviamente, não é o único cenário de como um banco pode repentinamente colocar uma conta pessoal ou mesmo uma conta jurídica em um limbo peculiar. Quaisquer que sejam os motivos e quaisquer inconvenientes que eles possam causar, aqui vamos nos concentrar em resolver dois problemas prementes: como proceder com essas criptomoedas que você queria transformar em moeda virtual e colocar nessa conta bancária agora congelada; e, mais importante, como NÃO perder dinheiro devido à volatilidade dos preços das criptomoedas nesse meio tempo. 

O potencial inexplorado de stablecoins

Para resumir em breve, stablecoin é precisamente o que o termo implica – um ativo criptográfico criado para manter um valor estável. E, no entanto, mantém todas as propriedades que fazem com que as criptomoedas funcionem, como segurança forte, alta transparência, baixo custo e transações rápidas.

No momento, essas moedas digitais não voláteis, especialmente aquelas atreladas a moedas fiduciárias como Euros ou Dólares Americanos, estão de fato sendo um dado adquirido, dadas as oportunidades e a flexibilidade que podem oferecer. 

Então, vamos criar um problema fictício e imaginar qualquer comerciante amigo da criptografia que, por qualquer motivo, de repente perdeu seus privilégios bancários e não pode trocar parte de seus ganhos de criptografia por decreto. A situação desagradável atrapalha seus negócios, que também se tornam vulneráveis ​​a prováveis ​​flutuações nos preços de criptografia. 

Que papel as stablecoins podem desempenhar aqui? Se dar um passo adiante – que outras boas qualidades as stablecoins (atreladas à fiat ou não) têm a oferecer?

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as stablecoins podem ajudar as empresas a levar a infraestrutura de seus pagamentos para o próximo nível, bem como beneficiar os traders: 

  • Você pode trocar suas criptomoedas por qualquer stablecoin e evitar flutuações de preço. A maioria dos ativos digitais é facilmente negociável por stablecoins em bolsas como Binance ou Bitfinex. A troca de moedas voláteis que você não deseja stablecoins oferece tranqüilidade durante as altas flutuações de preço e tempo de sobra para resolver problemas inesperados com parceiros bancários.  
  • Você tem a opção de resgatar moeda fiduciária para seu stablecoin indexado a fiat. Não importa qual ativo vinculado à fiança você decida usar, você pode solicitar uma retirada fiduciária para qualquer endereço IBAN viável por meio da entidade que emite uma moeda stableco específica, embora termos adicionais se apliquem. 
  • Você pode usar stablecoins para liquidar pagamentos rápidos em todo o mundo . Por que fazer uma transferência bancária internacional que leva de 1 a 3 dias para ser alcançada quando você pode obter o mesmo resultado imediatamente usando stablecoins? Lembre-se – os pagamentos na cadeia não cumprem feriados, horário de trabalho, local ou interferência de terceiros – o que significa que todas as transações estão sempre próximas do imediato.
  • Como já foi sugerido, os sistemas de pagamento baseados em blockchain eliminam intermediários no processo de transação , e as stablecoins não são exceção. Os pagamentos com stablecoins são mais baratos, mais rápidos e não apresentam risco de intrusão de um provedor de serviços.

Naturalmente, esses privilégios não vêm sem um conjunto de regras, portanto, lembre-se de que o uso de stablecoins regulamentadas indexadas à autorização também exige que você passe no processo de verificação (ou seja, se desejar obter acesso à ponte da autorização). 

Atualmente, as opções mais populares para as stablecoins apoiadas por fiat no mercado são TrueUSD (TUSD) , Tether (USDT) e Paxos Standard ( PAX ).